Leitura

Marketing Estratégico de Lugares
Como impulsionar o desenvolvimento turístico de uma localidade

Carlos José Rodrigues da Silva

O planejamento e o gerenciamento estratégico de marketing de um lugar turístico ocorre em ambiente marcado pela mudança constante, por crises internacionais das mais diversas naturezas e pelos ciclos de recessão e crescimento dos países. Além disso, o avanço da tecnologia da informação vem reconfigurando totalmente os negócios, especialmente no turismo, que depende desses recursos para implementar seu desenvolvimento. A Internet assumiu papel de destaque com a criação dos portais turísticos e de hospitalidade, abreviando as relações entre o turista e os prestadores de serviços e reduzindo, nesse contexto, o papel do agente de viagens, que passou a dar orientação e consultoria especializada em viagens e não somente vender pacotes. As empresas ultrapassam os limites da atividade em que operam, de forma que bancos, por exemplo, oferecem negócios turísticos. Companhias de aviação oferecem pacotes turísticos e hospedagem, operadoras oferecem transporte de turistas e assim por diante. Com as fusões e incorporações, há uma tendência de se criarem grandes grupos mundiais, responsáveis por fatias cada vez mais expressivas dos negócios, não significando perda de oportunidade para as pequenas empresas, que passam a se posicionar de forma mais específica para nichos de mercado.



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