As empresas brasileiras ainda estão muito ligadas à fase industrial e poucas conseguiram entender o novo contexto da era dos serviços e do marketing baseado em experiências. Essas empresas precisam investir na inovação de seus métodos de gestão, utilizando uma estratégia de marketing capaz de gerar uma proposição de valor para os clientes. Devem criar experiências positivas de relacionamento, como a Livraria Cultura, que proporciona momentos de aprendizagem e convivência com palestras e orientação no ponto de venda; a Vintage, que ensina como degustar vinhos, extraindo todo o prazer que a bebida pode proporcionar; a Óptica Voriques, que desenvolve uma cultura de serviços, colocando o cliente em primeiro lugar, buscando a solução de seus problemas e criando uma experiência positiva sempre que ele procura os serviços da empresa; e o Laboratório Sabin, que entrega uma evolução histórica dos índices, fazendo com que paciente e médico recebam mais valor no resultado dos exames. No contexto global, empresas como a Starbucks vem se destacando ao criar ambiente especial em torno de uma bebida tradicional como o café.