Em termos de força de vendas, a tecnologia ajuda o vendedor a responder questionamentos dos interessados. Por exemplo, um sistema automatizado de vendas habilita os vendedores a ter as informações e o conhecimento necessários para tomar decisões rentáveis em nome da empresa. Adicionalmente, decisões rotineiras de marketing podem ser mais bem elaboradas por software do que pelo pessoal, algo que a American Airlines descobriu ao tentar balancear o número de assentos vazios em um dado vôo com tarifas especiais para ocupá-los. Nessa situação, um sistema automatizado é normalmente a melhor opção. A Kraft também utiliza um sistema automatizado para escolher as melhores posições para colocação de suas marcas nas prateleiras. A empresa administra a categoria de queijos para muitas lojas dessa forma e pode determinar, de maneira automatizada, o melhor mix de marcas de queijos e sua posição na prateleira em diferentes áreas.
Outro software permite uma modelagem que facilita decisões sobre como comercializar ou vender produtos e serviços específicos. Desde 1960, acadêmicos de marketing têm utilizado tais software para desenvolver modelos de suporte a decisão que lidem com desafios específicos de marketing. Profissionais sofisticados atualmente utilizam software para testar modelos que combinam os efeitos coletivos ou separados de um mix de marketing em vendas e lucros, ao invés de procurar no processo por meio de uma única perspectiva.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19